bengo.gov.ao
 
Economia
25 Julho de 2022 | 14h07

Província do Bengo alberga a primeira zona franca do país

Localizada na comuna da Barra do Dande

Trata-se da Zona Franca de Desenvolvimento Integrado da Barra do Dande (ZFDIBD), localizada na comuna da Barra do Dande, município do Dande, província do Bengo, criada por despacho presidencial nº 62/21 de 06 de Maio, com cerca de 5.465 hectares.

"Um projecto que marca uma nova era no desenvolvimento de Angola e a primeira zona franca no país, com carácter estruturante”, referiu o ministro dos Transportes, Ricardo Abreu, na sua intervenção no acto de lançamento da referida Zona, Quinta-feira, 21 de Julho de 2022, presidido pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Júnior.

O acto incluiu a assinatura do contrato de concessão para a gestão do perímetro, entre a Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande, S.A. e o ministério da Economia e do Planeamento (MEP).

O referido contrato é válido pelo período de 30 anos a contar da sua assinatura e renovável por igual período.

A governadora provincial do Bengo, Mara Quiosa, não escondeu a sua satisfação pela ”implementação desta iniciativa governamental de grande vulto”, tendo augurado que "os vários projectos a serem desenvolvidos nesta zona, tragam desenvolvimento económico e social sustentável, com impacto significativo na vida das populações, com realce essencialmente na promoção da empregabilidade”.

O projecto a ser implementado, na sua primeira fase, numa área de 860 hectares, com um investimento público avaliado em cerca de 600 milhões de dólares americanos e 950 milhões do sector privado, prevê criar cerca de 21.000 empregos directos, para contribuir em cerca de 1,5 porcento no PIB. 

O ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Júnior, realçou que "para termos um desenvolvimento sustentável e crescimento na economia nacional, conforme registado desde o ano passado (com o sector não petrolífero a crescer 6, 4 porcento), é necessário que o Estado e o sector privado caminhem juntos, assumindo o Estado a responsabilidade de criar bases para uma actuação efectiva do sector privado.

O acto de lançamento foi marcado também pela apresentação do conselho de administração da Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande, liderado por Joaquim Nazaré Pimentel da Piedade.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais