bengo.gov.ao
 
Província
18 Maio de 2023 | 10h05

PROVÍNCIA DO BENGO E HUNAN CONSERTAM PORMENORES DE COOPERAÇÃO

China pretende cooperar em vários domínios.

As províncias do Bengo (Angola) e Hunan (China) retomaram nessa terça-feira, 16 de Maio de 2023, em Caxito, os contactos iniciados em 2018 e que vão conduzir a um possível acordo de geminação e cooperação em vários domínios.

Nessa perspectiva, uma delegação chinesa da província de Hunan, integrando empresários, chefiada pelo Vice-presidente do município de Changde, Mr Tan, reuniu-se com o Governo Provincial do Bengo, no salão nobre 26 de Abril, onde a parte chinesa manifestou particular interesse em finalizar os contactos com a assinatura de um acordo de geminação e cooperação durante o fórum económico China-Angola que se vai realizar na cidade chinesa de Jinan (Shandong), no período que vai de 20 a 26 de Junho deste ano.

É de realçar que o fórum económico China-Angola, para o qual a província do Bengo foi convidada a participar pelas autoridades de Hunan, é um espaço de intercâmbio económico, comercial, e cultural que vai criar entre outros ganhos, oportunidades de negócios entre empresas e instituições, facilitar as relações comerciais e de investimento e incentivar o investimento chinês a continuar a dar resposta positiva aos desafios do continente em geral e de Angola em particular.

O Governador Provincial do Bengo em exercício, José Francisco Bartolomeu Pedro que encabeçou a delegação local, convidou a província de Hunan a participar na Feira da Banana de produção nacional, a ter lugar entre 23 e 25 de Junho próximo e propôs à parte chinesa, o desenvolvimento de uma cooperação alargada considerando os recursos naturais e minerais que a província tem mas sobretudo, com incidência na agro-indústria. 

A cidade de Changde é um importante berço da cultura chinesa. Está situada à noroeste da província de Hunan, conta com 9 cidades, 6 distritos administrativos, e uma extensão territorial de 18.200 quilómetros quadrados que alberga cerca de 6 milhões de habitantes.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais