bengo.gov.ao
 
Província
01 Setembro de 2023 | 10h09

VIIª SESSÃO DO GOVERNO PROVINCIAL APRECIA PROJECTOS ESTRUTANTES PARA 2024 NOS DOMÍNIOS DAS VIAS DE COMUNICAÇÃO, ENERGIA E ÁGUAS

Sétima Sessão Ordinária

O Governo Provincial do Bengo reuniu-se Quarta-feira, 30 de Agosto de 2023, no Salão Nobre 26 de Abril, em Caxito, na sua Sétima Sessão Ordinária, presidida pela Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba.

Entre outras as matérias, a sessão apreciou os Projectos Estruturantes para 2024 nos domínios das vias de comunicação, energia e Águas.

De assinalar que no domínio da energia, o fornecimento a nível da Província é garantido pelo Sistema Norte interligado da rede Nacional de transporte de electricidade (RNT). A Província conta com Cinco (5) subestações com uma potência total instalada de 130 MVA e uma potência disponível de 88 MW, as saídas são de 30 e 15 KV para distribuição em média tensão às respectivas localidades. A reunião recomendou a urgente necessidade da electrificação das localidades que ainda não beneficiam deste bem.

O sector das águas está sob gestão da Empresa Pública de Águas e Saneamento do Bengo (EPAS Bengo) que tem projectos para 2024, nomeadamente a conclusão da conduta 315 que vai abastecer a zona da açucareira, a instalação de uma conduta que vai fazer a circunscrição nas zonas do Caboxa e dos Institutos Superiores, para além de ganhar a ETA do CAPARI como novo activo da empresa. Sobre este sector levantou-se também a necessidade de se levar águas na zona das Mabubas onde se vão instalar várias empresas. 

Todo esse processo, juntando com as 4000 ligações domiciliares em curso na zona de Caxito e as 1000 da Centralidade do Bucula, a EPAS Bengo poderá atingir um universo de 8000 Clientes.

A reunião apreciou também a proposta da criação da Feira rural baseando-se no Despacho Presidencial nº 123/20, de 30 de Abril, que cria o Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR), no vector "cadeia integrada de logística e distribuição”.

Neste encontro, os membros do governo foram igualmente informados sobre o realojamento das famílias sinistradas das chuvas no Município do Dande, num total de 240 , sobre a Feira dos Municípios e Cidades de Angola, realizada de 10 à 14 de Agosto do corrente ano, no Lubango Província da Huíla, sobre os trabalhos em curso para a melhoria do Trânsito na Estrada Nacional 100, sobre o Decreto Presidencial nº 166/23, de 4 de Agosto que cria o Prémio de melhor Município de Angola. Foi ainda prestada uma informação sobre a cobrança da publicidade estática e sobre os resultados da prova de vida 2023 dos antigos combatentes, deficientes de guerra e familiares de combatentes tombados ou perecidos. 

O Conselho da Província foi informado sobre as receitas arrecadadas à nível da Província, referente ao mês de Julho/2023.

Finalmente, o Governo foi informado sobre o Decreto Presidencial nº 174/23 de 25 de Agosto sobre a contenção de gastos.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais