bengo.gov.ao
 
Província
20 Junho de 2022 | 10h06

WORKSHOP NO BENGO ANALISA A SEGURANÇA NA COMUNIDADE

Organizado pela delegação provincial do MININT

"A situação de segurança pública na província do Bengo é considerada calma e sob o controlo das forças do ministério do Interior (MININT), não obstante o registo da ocorrência de 451 crimes de origem e natureza diversa (45 com recurso a armas de fogo), durante o I trimestre do ano em curso, estando 340 crimes esclarecidos”.

Este balanço foi apresentado pelo secretário de Estado do Interior, José Bamokina Zau, Sexta-feira, 17 de Junho de 2022, em Caxito, município do Dande, ao proceder, em representação do ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, a abertura do "1o Workshop sobre segurança na comunidade”, promovido pela delegação provincial do MININT no Bengo, no âmbito das celebrações do 43º aniversário da Instituição.

O certame realizado sob o lema "Reforçar a segurança e dissuadir o comportamento violento na comunidade, na Província do Bengo” visou, de forma geral, "… articular com diversos actores sociais, os principais factores que incidem sobre a segurança nas nossas comunidades”, realçou o vice - governador para o sector Político, Social e Económico, José Bartolmeu Pedro.

O delegado provincial do MININT no Bengo e comandante provincial da Polícia Nacional, comissário Delfim Kalulu Inácio, referiu que a segurança não é tarefa única do Estado, mas de todos os componentes da sociedade, independentemente do seu "status".

Disse, também, que "o papel das autoridades tradicionais e demais líderes comunitários, na prevenção e combate a criminalidade deve ser valorizado”.

Três painéis dominaram os trabalhos, nomeadamente "Habitos e costumes locais que influenciam negativamente a paz social, segurança e tranquilidade das comunidades”(apresentado pelo director provincial do INAC, Luciano Chila); "O papel da PGR na garantia da segurança das comunidades, durante o período eleitoral”(teve como prelectora a Procuradora da República Titular do Bengo, Carla Patrícia) e por último "Contribuição do cidadão para a segurança pública na sua comunidade” (orador: Carlos dos Santos Sousa).

Participaram do enconto membros das diferentes estruturas do MININT, representantes dos órgãos da Justiça, membros do governo Provincial e entidades da sociedade civil (empresários, representantes das comissões de moradores, fazedores de opinião, autoridades tradicionais).



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais